Procurador de coisas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vão falar mesmo...

Anos atrás, eu usava o cabelo penteado pra trás. Isso era no tempo do colégio. Um belo dia, acordei e deixei o cabelo secar natualmente e ele ficou todo pra frente. Logo começaram a me chamar de Chico Bento. Passaram-se os anos, a moda mudou e lá estou eu com um moderníssimo cabelo pra frente, todo picotado. Mas eis que um belo dia, eu resolvi pentear o cabelo pra trás, como antigamente. Então, me chamaram de Zezé di Camargo. Então, fiquei pensando na velha situação...

Imagine eu com uma nova namorada. Então, passo em frente aos meus colegas. O que fazer? Não importa! Se eu passar por eles e não falar, serei metido. Se eu falar, é pra exibir a namorada nova. Não adianta. tem horas que a gente tem que ligar o sinalzinho do (vamos usar um termo técnico) dane-se! A vida em sociedade nos "exige" uma certa postura de vez em quando, mas tem horas que a nossa conduta não faz diferença. Aliás, pode fazer sim. Pode fazer com relação a nós mesmos, mas tem vezes que a reação social será ruim de qualquer forma porque a sociedade tem a cultura pra isso, infelizmente. Seja um cara centrado no seu trabalho, não dado às brincadeiras e você será tachado de antissocial. Tente ser um cara brincalhão e logo te verão como um cara sem postura e que só serve pra mostrar os dentes. Isso se não disserem que seu sorriso é falso. Tente gostar das coisas loucas e dirão que você não tem regras. Tente gostar de moda e ser antenado e dirão que você é fútil. Se você é funcionário público, é vagabundo. Se é músico, te perguntam : "Tá, mas qual a sua profissão?". Fumando você pode tirar onda pra uns e ser ridículo pra outros. Se bebe, tem quem te pergunte se existe necessidade pra aquilo. Como diz um amigo meu, cujo pai nega sempre as coisas pelo argumento de "não tem necessidade disso": "Meu pai acha que temos que viver pra comer, mijar e cagar, só as necessidades". Não, não tem necessidade de se beber, mas e daí?  Já fui apontado por ser o único a não beber em uma roda de amigos e já fui apontado pelo motivo oposto. Hoje, sou reconhecido pela minha dedicação à música pelos meus amigos de banda, mas já houve tempo em que isso foi motivo de crítica a mim. Não com eles, mas com outro grupo. O fato de você ser alguém com nível de inteligência acima do normal pode fazer de você uma pessoa admirável ou metida a sábia. Sua maneira de conduzir seu carro pode te tornar um "roda presa" ou uma pessoa prudente. Ser responsável com seus horários pode te tornar pontual ou um intransigente. Homem de brico? Estiloso... ou viado! E por aí vai uma infinidade de coisas que darão margem a mais de uma possibilidade.

Não importa o que a gente faça, sempre haverá gente de todos os lados pra apontar, rotular. As pessoas pegam a gente e fazem um pacote fechado. Dizem que somos de um jeito e ai de nós se mudarmos. Eu uso a roupa que eu quiser, o cabelo que eu quiser, o perfume que eu quiser e isso não impedirá os comentários, as críticas e os elogios. Então, que tal ser um pouco eu mesmo?

2 comentários:

  1. o problema é que as pessoas gastam seu precioso tempo olhando para os outros...e não para si mesmos...bjos

    ResponderExcluir
  2. É Cris, tenho que concordar, é só eu ir no portão pra ter provas convincentes que se fosse por aquele velho ditado " quanto mais falam de mim mais a bunda cresce", eu teria a bunda maior que a mulher melancia. Tem gente que nao tem mesmo o que inventar pra fazer e simplesmente trabalham a língua. Fazer o que né??? Vou pedir pra lerem aqui, será que a ficha cairá?? rs

    ResponderExcluir

Fala você que eu tô cansado...