Procurador de coisas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Tolerância zero

Quem não recebe sempre aquelas perguntas idiotas? Não aquelas que indicam meramente ênfase, mas aquelas que a gente ouve durante semanas, meses, anos... A gente, que foi educado, responde numa boa. Mas tem horas que a vontade é de dizer outra coisa. Pra quem tem retocolite ou alguma outra doença específica, sempre tem alguém que faz aquela pergunta... e sempre rola o desejo de dar aquela resposta...





Você tem o que? Reto o que? Que isso?

Resposta completa: O nome é retocolite. É uma doença inflamatória intestinal  chamada de autoimune. Em resumo, é como se meu organismo não reconhecesse meu intestino como meu, mas como um invasor e o ataca. Ocorre sangramento, muita dor, semelhante à da cólica renal, além de diarreia. Não tem cura, apenas tratamento.

Resposta resumida: É uma doença crônica intestinal sem cura. Causa dor e sangramento.

O que dá vontade de dizer: Procura no google...

Você já procurou outro médico pra saber se tem outro tratamento?

Resposta completa: Já sim. Na verdade já fiz tratamento com um médico que é uma autoridade no assunto. Ele tem mais de 20 anos só de especialização em retocolite e Crohn. Já passei por vários médicos. Hoje, me trato com o Dr. Paulo Marcelo, que participa da equipe que trata o ex-vice-presidente José Alencar. O tratamento que faço é o mais adequado, são os remédios mais avançados para a doença.

Reposta resumida: Claro. Médicos especialistas na minha doença. Uso o mesmo remédio há sete anos.

O que dá vontade de dizer: Não. Há 12 anos convivo com a incerteza de que esse médico pode sequer ser formado de verdade. Na verdade, a retocolite é mais uma cisma minha, pois acredito mais no médico do Hospital Estadual Rocha Faria, quando fui à emergência. Ele disse que tenho giardíase.
(Voltando ao trabalho depois de um período de licença) E aí, cara? Melhorou?
Resposta completa: Pô, cara, nem fala! Depois de quatro meses sofrendo, tô bem melhor agora. Ainda longe de estar 100%, mas vamos ver, né? Espero estar apto para o trabalho.
Resposta resumida: Melhorando, melhorando...
O que dá vontade de dizer: Na verdade eu piorei muito, mas na perícia do INSS acharam melhor eu voltar ao trabalho debilitado e, quem sabe, não melhoraria fazendo esforço e tendo aborrecimentos? É um risco que tenho de morrer, mas e se der certo, hein?

Cara! Você pode comer isso? Não te faz mal? com a variação. Você não tem que fazer dieta?

Resposta completa: Na verdade, não tenho restrições alimentares. Não é uma doença que se comporta igual em todo mundo. Em algumas pessoas, a restrição chega a ser severa. Evito apenas comidas condimentadas, mas não sou proibido. Leite em tempo de crise não é bom também.

Resposta resumida: Posso, sem problemas. Eu apenas evito a pimenta.

O que dá vontade de dizer: Óbvio que não, mas essa é uma técnica suicida. É uma maneira de acelerar o processo da doença, sentir mais dor, causar mais internações, afinal, prefiro todo esse sofrimento do que deixar de comer carne vermelha, embutidos, café e outras comidas que fazem mal não só a mim, mas a qualquer pessoa, inclusive você que tem problemas de estômago e cardíacos.


Ah! Sei, sei. Você tem problema de estômago, né?

Resposta completa:  Não tem nada a ver com estômago, não...rs. Meu problema é mais embaixo, no intestino. Aí acaba que preciso faltar alguns dias.

Resposta resumida: Estômago, não. Intestino.

O que dá vontade de dizer: Estômago, sim. Afinal de contas, na 7ª série a gente aprendeu que o sistema digestivo se resume a: estômago!

Com suco de Aloe vera você iria ficar bom rapidinho...

Resposta completa: Na verdade, isso pode até se tornar um problema, pois uma cicatrização rápida do intestino pode engrossar suas paredes, causando constipação. Não é bom sair tomando coisas assim.

Resposta resumida: Não posso tomar suco de babosa.

O que dá vontade de dizer: Sério? E eu aqui perdendo um tempão com médicos, gastando uma baba com remédios, passando por internações, sofrendo dores e efeitos colaterais dos corticoides? Como é que a comunidade médica ainda não viu que um simples suco de uma planta espinhenta cura retocolite?

Tá gordinho, hein? com a variação Que carinha inchada é essa de cachaceiro?

Resposta completa: Eu até ganho um pouco de peso sim, porque um dos efeitos da prednisona é o aumento do apetite, e como estou em crise, estou em uso de uma dose meio que cavalar. Além disso, o corticoide causa retenção de líquidos e dá esse aspecto de inchaço. É ruim, porque além disso tem outros efeitos complicados.

Resposta resumida: Pô, nem fala... esses remédios me deixam muito inchado

O que dá vontade de dizer: Pois é. Isso é meio óbvio, né? Porque comendo mal, dormindo mal e cagando 20 vezes por dia, com sangue, dor e sofrimento, a lógica é engordar mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala você que eu tô cansado...