Procurador de coisas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A mais singela Flor

Eu nunca gostei de comparar sofrimentos. O fato de algumas pessoas terem câncer não alivia as fortes dores e sofrimentos que tenho na retocolite. Mas exemplos de superação são admiráveis. Eu conheço uma história assim. Embora sofresse em casa a indiferença da família, que deveria ser a base pra ela seguir com força da vida, minha amiga, a quem darei o codinome de Florinda, embora tenha se ruído um conto de fadas de um casamento que se mostrava perfeito, embora morasse longe e as aulas da faculdade acabassem tarde, embora nem sempre tivesse dinheiro pra lanchar, pras xerox, embora sofresse no trabalho a ingratidão dos chefes, embora nem sempre tivesse tempo pra estudar. Embora, embora, embora...  Florinda aprendeu a conjugar esse advérbio como um verbo, um verbo no presente, sempre presente, relutando contra um futuro que parecia não estar lá. Embora, né amiga?

Eu sempre vi Florinda sorrindo, sempre amiga, sempre engraçada, sempre arrumando espaço no seu humor pra rir das minhas piadas infames. Sempre alegrando nossas vidas com seus famosos e grandiosos micos. E foi num mico meu que a conheci. Aliás, ela me conheceu. Foi a primeira que conheci pelos lados da facul. Ali estava ela, já carregada de uma história meio complicada, mas se apresentando com toda a espontaneidade do seu sorriso. Assim ela é. Maravilhosa, apesar dos pesares.

Florinda chorava nas provas, mesmo sabendo o que fazer. Florinda dividia sua sapiência com a sensibilidade de alguém de coração nobre. Pesava a tristeza de momentos ruins e injustos em paradoxo com a leveza de sua alma, da liberdade de ser feliz. Era a superação o produto entre sofrimento e alegria. Florinda passava sufocos e atravessava cada momento já esperando o próximo de alguém que diz "eu só me arraso". E a gente via graça nisso...

Hoje, minha amiga está triste. Mais uma vez abriu os olhos e a realidade se mostrou cinza. Machucaram seu coração sem razão, sem motivos, sem dó. Mas sabe-se que o mundo dá voltas, e hão de ter suas recompensas. Mas e ela? Ela estará pronta mais uma vez. Vai derramar lágrimas pelo direito incondicional de ficar triste, vai abaixar a cabeça por alguns instantes porque Florinda não traja ferro, mas é transparente como cristal e preciosa como diamante. Ah, conheço minha amiga. Vai vencer essa e outras mil batalhas que se seguirão. Vai porque sempre foi forte, sempre se superou e sempre vai poder contar com amigos de verdade. Hoje essa flor singela está triste, e quem não fica? Quem não tem suas fraquezas? Deixe que o sol castigue, amanhã haverá de chover.

Eu quero ser um pouco como Maristela, mas queria muito ser como Florinda. Não, eu não sou forte, seus amigos não são fortes, amiga. Seus amigos te amam, mas a força é você quem tem. A gente pode te ajudar a se equilibrar, te fazer sorrir, pagar uma pizza, dar cola na prova, livrar você das coisas, mas o mérito de passar por isso tudo é seu. Não, minha querida, você não só se arrasa. Você simplesmente vence. E vence se fortalecendo pra outra. Eu não tenho essa capacidade, essa garra, essa gana, essa força. Certamente, já teria desfalecido. Mas aí está você. Lutando mais uma vez contra as circunstâncias que se apresentam. E vai vencer porque você é a Flor, assim, com maiúscula mesmo, que conhecemos.

Se não chover, estarei aqui com o regador na mão, porque, às vezes, pode ser necessário.

Um comentário:

  1. Amigo, estou sem palavras pra explicar o que estou sentindo ao passar por tudo que passo, e deparar com amizades sinceras que me fazem chorar, mas não pela tristeza que tomou uma imensidão em meu coração, mas por saber que tem pessoas que me amam pelo que sou, que me dão força pelo que sou, pois cada dia que passa é tão difícil ser EU!
    Obrigada por essa mão que tem me dado, mesmo peludinha tem sido fundamental, pessoas como você é que me ajudam a seguir, sinto que não conseguiria sozinha, meu jeito sentimental me faz precisar das pessoas mais que o normal, descobri algo dentro de você e das pessoas ao meu redor algo que não via há tempos : AMOR SINCERO!
    Te amo e obrigada por ser meu grande amigo!

    I won't cry again ...

    ResponderExcluir

Fala você que eu tô cansado...