Procurador de coisas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mas quais são as palavras que nunca são ditas?

Cuidado, muito cuidado quando for cobrar algo de alguém. Aprendi mais essa lição. E de lição em lição a gente vai melhorando, ou tentando. Ontem, estava eu agoniado sem saber porque. Acho que toda vez que se aproxima o meu aniversário vou ficando assim, numa espécie de TPA. Foi um dia difícil. Senti muita dor física durante todo o dia, o calor estava insuportável. Banhos não davam jeito, analgésicos também não. Corpo cansado se aliava a uma mente ansiosa, cansada e um coração que, momentaneamente se sentiu vazio. Tudo que eu precisava naquele momento eram algumas palavras, umas poucas palavras que fizessem a diferença no meu dia.

Tem horas que tudo que precisamos é ouvir umas poucas palavras sem importância, sem profundidade, sem eloquência, sem peso de sentimentos, sem romantismo, sem nada. Apenas palavras comuns como "estou aqui". Eu cobrei isso, eu quis isso, o mínimo. Mas a gente aprende mesmo, né? Momentos ruins como esses deletam das nossas memórias todo e qualquer bom momento que preencheu os nossos vazios. Putz! Que egoísmo. Eu ali, querendo algo que me fizesse levantar de um já suado colchão pra dormir cultivando um discreto sorriso ocultado em metade pelo travesseiro. Mas me bastava olhar pra trás e perceber que ela sempre esteve lá pra quando eu precisasse. Ela estava ali naquele momento em que eu precisei e eu me preocupando com palavras exatas, como em um receituário para a alma. Respirei, pensei por um instante e abri bem os olhos. Tive vergonha de não perceber que ela sempre esteve perto. Ela sempre está.

Antes de cobrar de alguém algum carinho especial, uma atenção a um momento difícil, seria conveniente parar e pensar se essa mesma pessoa não nos sustentou até o presente momento. Mais ainda: essa mesma pessoa, objeto do seu amor, deve ser suficiente pra você sem que você tenha que dizer a ela o que fazer. Apaixonar-se por quem a pessoa é e pode dar é o mais justo. Não quero mais cometer o erro de idealizar as boas reações que meu amor deve ter. Ela me faz bem, sempre fez, sempre esteve ao meu lado, jamais me negou o que precisei. Precisamos mesmo buscar em quem amamos exatamente o que podem nos dar e isso ser bom e suficiente. Certamente, sabendo que pode suprir as nossas necessidades, elas se aproximarão cada vez mais e estarão sempre mais disponíveis. Cobrar só vai causar o efeito contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala você que eu tô cansado...