Procurador de coisas

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Língua Portuguesa

Um pouquinho de cultura não faz mal, né? Embora o conceito de cultura seja bem abrangente, falo especificamente de conhecer um pouco mais a língua. Não que seja relevante, mas importante, principalmente pra quem utiliza a fala e a escrita como ferramenta de trabalho e não mera comunicação.

Pensei em alguns erros recorrentes na língua que acabam passando despercebidos, que aliás, é diferente de "desapercebidos".

Aonde/onde - Aonde indica movimento: Aonde você vai?Onde indica apenas posição: Onde você está?

Em vez de/ao invés de - Muitos usam o segudo em todas as situações, mas o primeiro indica apenas opção: Em vez de ir à praia, fui ao cinema. O segundo sugere ideias opostas: Ao invés de esfriar, esquentou.

Há/a - Quando se refere a um tempo passado, utiliza-se há: Aconteceu há 3 anos. Para o futuro: Ela virá daqui a 20 dias.
Ao/à/no/na - Às vezes ouvimos: Fui no teatro. Mas na verdade, vamos ao teatro. Da mesma forma, quando a palavra que se segue for do gênero feminino, utiiliza-se à: Fui à casa da minha mãe ontem. Mas atenção: antes de pronome, não se utiliza o acento grave: Irei a sua casa amanhã.

Também vale sempre lembrar que mau se opõe a bom e mal se opõe a bem.

Faz/fazem - Quando se refere ao tempo, o verbo fazer torna-se impessoal: Faz (e não fazem) cinco anos que ele morreu.

Evite Há... atrás - Não é necessariamente errado, mas reduntante: Procure sempre usar Há tempos ou tempos atrás.

Cerca de - Essa expressão só deve ser utilizada para números "redondos". Nunca diga que viu cerca de/aproximadamente 23 pessoas.

Uma dica importante para a utilização ou não da preposição é o velho macete de pertuntar ao verbo.
Assisti ao jogo.
Namorei ela. (e não com ela)
Ao encontro de/de encontro a - Essas expressões parecidas são opostas. Suas ideias foram ao encontro das minhas. Ou seja, concordaram. Mas se suas ideias fossem de encontro às minhas, seria uma oposição.

Existem muitos outros vícios incorporados à língua que, pelo muito uso, são usados como certos. Quando for escrever algo, consulte. Não faça um cartaz, um relatório ou um texto qualquer, principalmente se for expôr ou apresentar. Logo eu postarei mais erros comuns.

Um comentário:

  1. Eu já devo ter usado a expressão "cerca de" erroneamente mais de "trocentas" vezes.....

    ResponderExcluir

Fala você que eu tô cansado...