Procurador de coisas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Sem medo de ser feliz!


"Às vezes faço planos
Às vezes quero ir
Pra algum país distante
Voltar a ser feliz"
(Renato Russo)


Eu tenho dito aos meus amigos que esse ano resolvi enfrentar meus medos. Muitas coisas perdi por não querer enfrentar as coisas e por considerar a possibilidade de dar errado. Ir pra algum país distante  não é um problema mais. Aprendi e colocar as coisas numa balança e assumir os riscos com cautela, mas nunca deixar de assumi-los. Talvez eu nunca mude pra um país distante, mas quem sabe outra cidade, outro estado? Se não der certo? Ora, começo novamente. Não tenho mais medo de ser feliz. É uma frase tão batida que as pessoas nem se dão conta do peso que ela tem. Não ter medo de ser feliz é assumir esses riscos, enfrentar medos e estar pronto pra resistir firme na hor das decepções. O lance nem é formatar a máquina se algo der errado. Não se parte do zero. Isso não existe. Existe uma carga que se leva, as lembranças, as mágoas, as alegrias, as coisas boas. A experiência do que passou jamais deve ser apagada, mas servir de parâmetros pra uma nova caminhada. E pode apostar: ela será útil.

Tem uma ilustração que mostra um pouco isso. Um alpinista despenca por causa de uma avalanche mas a corda se prende e ele se segura firmemente a ela. Havia névoa e a visibilidade era zero. Ele ouve uma voz dizer pra soltar a corda, mas ao contrário, ele segura mais firme ainda. No dia seguinte, aparece morto, congelado, com as duas mãos na corda... a meio metro do chão.

Perco a conta das vezes que despenquei e estive a meio metro do chão. A nossa história é feita nos passos que a gente dá. Infelizmente, é uma constante e não se volta atrás. Mas desanimar porque nosso passado e nosso presente não são dos nossos sonhos é condenar a nós mesmos à infelicidade. O tempo realmente não para e fugir da responsabilidade própria de ser feliz só vai tornar nosso arrependimento maior no final da vida. Quem sabe, né? A gente pode não soltar a corda, mas vai que ela arrebenta?

Eu decidi não deixar mais as chances passarem. Estou pronto a ser feliz e fazer gente feliz. Quem quiser , que venha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala você que eu tô cansado...