Procurador de coisas

sábado, 23 de julho de 2011

PRAGMÁTICO

Sou pragmático, não tem jeito. Por eu estar hospitalizado, muitos amigos, dos quais dependo e os quais amo, insistem em mandar mensagens de pensamento positivo. Por que as pessoas insistem em algo que não dá certo?

Ninguém para pra pensar que, de fato, isso não resolve. Tudo bem, ser negativista e pessimista não resolve mas não quer dizer que o pensamento positivo vá resolver porque ele sequer ajuda. Falando assim parece até ingratidão minha pois rechaço a ideia do positivismo enquanto todos torcem pela minha melhora. Mas não é.

Não sei em que as pessoas se baseiam para crer com tanta certeza no pensamento positivo. Na prática, nunca funciona. Está chovendo lá fora e mesmo que todos os praianos pensem positivamente ao mesmo tempo, o Sol não surgirá. Todos os que me amam pensam positivo desde que cheguei aqui e eu ainda estou no meu leito, quase da mesma forma que entrei. Dois times entram em campo confiantes no título, pensando positivo, mas só um ganha. Muito pensamento positivo, de uma nação inteira, em 1994 mas após um acidente, perdemos nosso melhor piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna, no mesmo ano em que a mesma nação torceu pelo tetra, que veio.

A chuva vai passar quando muitos fatores climáticos forem favoráveis a isso. Eu vou melhorar quando antibióticos e corticoides fizerem efeito e meu organismo começar a reagir, o que envolve um monte de fatores bioquímicos. Além do que, a recuperação é sempre, sempre lenta. O time campeão será o mais empenhado e com mais sorte. As pessoas morrem porque têm sua hora e se dependesse de torcida pra algo, a China seria a maior potência mundial desde sempre.

No campo da fé, meu cristianismo não se baseia em declarações nem em poder de palavras ou no chamado "profetizar". Deus faz quando quer e cabe a nós apenas pedir humildemente que ele faça algo. Dependesse de declararmos algo, nossas vidas seriam livres de doenças e problemas. Como não vou "aceitar" uma doença que é minha já? Sim, tenho uma doença crônica como outras milhões de pessoas têm e convivem com isso durante toda a vida e se Deus quiser fazer o milagre de curar, ótimo. Se não, Ele vai me dar força pra suportar. É assim que funciona. Não somos nós que determinamos as coisas aqui, não. Desde quando isso aconteceu? Desde quando o cristianismo foi levado dessa forma? Se o próprio Jesus disse que a gente teria aflições e se Paul, apóstolo, disse que estava apto a padecer todo tipo de revés (aliás, contexto usado para a famosa frase "tudo posso nAquele que me fortalece"). Então, declarar coisas não tem nada a ver com o cristianismo. Eu vivo conforme Deus vai dando condição. É Ele quem determina o meu presente e o futuro. E fim de papo.

Claro que não sou ingrato. Encaro o pensamento positivo dos meus amigos como uma torcida pelo meu bem, pelo desejo de eu melhorar rápido, por imaginarem que estou sofrendo aqui (e estou). Então, encaro isso como uma demonstração de amor por mim, seja em que nível for. Isso me deixa feliz demais.

Acho que a tônica do positivismo é ver isso nos resultados, quando acontecem. Uma hora vou ter que sair daqui e, quando isso acontecer, vão atribuir isso ao pensamento positivo, eu sei. Isso nunca vai mudar, tenho certeza. As pessoas vão continuar acreditando nele mesmo que sua eficácia nunca se mostre presente, pois e fosse, transformaríamos o mundo num piscar de olhos. Já viram a propaganda da Coca-Cola? "Existem razões para acreditar. Os bons são a maioria." Ainda assim, tantas pessoas que preferem a paz não evitam a guerra porque isso não depende de pensamento e sim de atitude. É isso que faz diferença: atitude.

Peço mil perdões por parecer ingrato, mas não sou. Ao contrário, o apoio que me dão todos os dias, as mensagens de incentivo, os desejos de melhora, os telefonemas, as visitas, entre outras coisas me fazem sentir amado e aí sim, tudo isso monta uma forte estrutura emocional pra mim, fundamental para minha melhora, pois o que sofro depende diretamente disso. Essa atitude, sim, atitude de vocês me trazem um bem, efetivamente. Amo todos vocês e todos são importantes pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala você que eu tô cansado...