Procurador de coisas

sábado, 16 de julho de 2011

ODEIO PAGODE

Acho ótimo ter um planeta só meu. Repito sempre que aqui não é democracia. Lê quem quer, comenta quem quer, amigo ou não, gostando ou não. Pode comentar o que for, aqui tem liberdade pra isso, mas a minha opinião está aqui pra ser dada porque é um lugar meu. Se algo parecer discriminatório, azar. Meu espaço não foi criado pra agradar, mas pra expressar meus sentimentos, raivas, alegrias, tristezas, manias e tudo mais que eu achar conveniente.

Rock ouvido em volume baixo é horrível, embora eu consiga perfeitamente curti-lo dessa forma. A maioria dos rockeiros acha que não, mas acho desnecessário. Eu não gosto de som estrondoso, que faz a gente gritar pra conversar. Quando quero ouvir música, e só música, coloco meus fones de ouvido com meu MP4, ambos de boa qualidade, e pronto.

Mas apesar do rock estar associado ao barulho, eu pergunto: alguém aí costuma ver rodas de rockeiros na rua com suas guitarras fazendo barulho que o resto da vizinhança não é obrigado a ouvir? Alguém já viu um grupo de rockeiros sentar num bar e colocar moedas naquelas malditas máquinas de música no último volume e ouvir suas músicas? Por acaso é comum quem gosta de rock sentar na calçada com som alto e churrasquinho com cerveja?

Vou dizer onde vejo rockeiros: em seus redutos. Quando ouvem suas músicas, o fazem dentro do seu quarto, nos seus ipods, em pubs ou onde mais gostam: nos shows. Rockeiros, apesar de muitos radicais acharem que só o seu tipo de música presta, entendem que nem todos têm o mesmo gosto musical e não obrigam o resto do mundo a ouvir suas distorções de guitarras.

Agora, a praga do pagode não tem jeito. Tô eu aqui na casa da minha mãe num sábado e ouvindo pagode alto de tudo que é lugar. Fui à padaria e vi dois grupos com músicas altas, pertos um do outro. Daqui, de onde digito, ouço mais um, vindo da rua de trás. É uma praga mesmo...

E é em qualquer lugar. A gente entra num ônibus ou van e qual é o som ambiente? Agora, nem precisa ser o motorista pra colocar o som, não. Por várias vezes já vi gente com o celular sem o fone ouvindo a porcaria do pagode. Ô, raça!

Nada a ver aqui com o ser humano, com o jeito de ser de cada um, personalidade, caráter, ser ou não trabalhador. Gostar de pagode não impede ninguém de ser bom, honesto, legal, amigo e muitas outras coisas que quem gosta de todos os outros tipos de música está apto a ser. É que a raiva bate em momentos como esse, onde o desrespeito total é apresentado a gente quando esse tipo de música idiota, que qualquer imbecil entende e canta, que não força o raciocínio é tocado.

Estava até comparando o nível intelectual de rockeiros e pagodeiros. Em geral, quem gosta de rock se liga muito na letra, portanto, é muito mais crítico, desenvolve muito mais (ou gosta porque tem isso desenvolvido, pode ser) o poder de interpretação (errado ou não). Fora que quem gosta de rock não se prende só aqui no Brasil. O rock é internacional, portanto, quem o ama se interessa pela língua inglesa, pela cultura da banda, do país, de sua história. A execução do rock é mais virtuosa individualmente e como conjunto. Leva-se tempo até ser um bom músico no rock. O que dizer do pagode?

"Eu te amo, quero ficar com você". Algo um pouco diferente disso como "fazer amor", "fica comigo essa noite" é cantado nos pagodes, além das letras de cunho afro-religioso. Quem gosta de pagode não precisa ter nível intelectual elevado. A letra não exige raciocínio, é só cantar. Vários percursionistas se juntam para fazer o que um baterista faz com o pé nas costas. Tudo que o pagodeiro faz é marcar ritmo, cada um no seu bate-bate. 

Não tem jeito. Eu não tenho como não associar o nível cultural ao de educação, se é isso que a realidade me mostra todos os dias. Pagodeiro tem, sim, menor nível intelectual que rockeiro. E pagodeiro acaba sendo mais mal educado, mais desrespeitador do espaço alheio.

Claro: é perfeitamente possível que alguém que gosta de pagode ser inteligente e bem educado, mas isso tudo se desmancha quando uma roda de pagode aparece. Aí a pessoa pensa que o mundo é do samba! Saco isso!

Infelizmente, aqui é o país do samba. Fazer o que? Minha opinião é essa. Eu odeio o pagode e todo o meio que o cerca. Não odeio as pessoas, apenas acho que deveriam respeitar um pouco mais o espaço alheio e, principalmente, o ouvido alheio.

A Fernanda é pagodeira (e flamenguista) mas eu a amo!

9 comentários:

  1. Eu tenho vontade de esfolar neguinho(branquinho,amarelinho,qualquer um)escutando música no celular sem fones,seja na rua,no ônibus ou nas vans.

    ResponderExcluir
  2. Toda musica de pagode é uma merda!

    ResponderExcluir
  3. E seria bom entrar num ônibus com o motorista com o rádio tocando Legião Urbana muito alto? uma festa tocando Legião Urbana que nem desse para ouvir as outras pessoas direito? não seria bom, né

    Qualquer música muito alto é chato devido o volume, mas Cris já que você não gosta de pagode, eu lamento, pois música a pessoa tem que ouvir gostando ou não gostando. Adeus Cris.

    ResponderExcluir
  4. Pagode é uma merda. Som de gente retardada

    ResponderExcluir
  5. Desgraça de pagode é uma merda só música feia.

    ResponderExcluir
  6. to aqui pra revelar que em 2023 pagode continua um lixo, quero descansar e essa praga de lalaaiaa aqui perto de casa.

    ResponderExcluir
  7. N estou sozinha, achei no google essa pagina pesquisando sobre o assunto. E concordo com o artigo, e com o ultimo comentário lalaiaaaa. Quero desabafar kkkkkkkk N sei qual a diferença entre pagode- samba nem quero saber só sei que...
    ODEIOOOOOOOO ESSA DESGRAÇA DE PAGODE SAMBA, SERTANEJO MODERNO. O DESGRAÇA QUE TEM EM TD QUE É LUGAR, É UMA DOENÇA Q EMPREGUINOU NA MENTE DO POVO. N TEM LUGAR, CARONA, TAXI, 99, UBER, BLABLACAR Q N TENHA UM QUE OUÇA , Q COLOQUE ESSA PRAGA P/TODOS OUVIREM. GENTE N SUPORTO + ESSAS MERDAS, E REALMENTE TD ALTO P/TD VIZINHANÇA OUVIR.
    UM INFERNO, FORA OS FUNK E OUTRAS Q NEM SEI SE É RITIMO Q NOME SE DA P/ESSAS PORCARIAS DE SOFRENCIA TOTAL.
    SÓ 1 RESPOSTA PRA ISSO É O SATANAS Q CRIOU SÓ PODE, P/EMPREGUINAR NA METE??? N TEM OUTRA EXPLICAÇÃO. QUE INFERNO. AINDA INVENTARAM AQUELAS CAIXAS MALDITAS DE SOM ESTRONDOSOS, Q OS SEM CÉREBRO COLOCA NO ULTIMO VOLUME, CARRO NO ULTIMO VOLUME, DA ATÉ MICROFONIA.
    EM FIM ODEIOOOOOOOO, PRAGAS DE MUSICAS, ATÉ TORÇO PRA QUEIMAR ESSAS MERDAS DE SOM
    Obrigada desabafei kkkk

    ResponderExcluir

Fala você que eu tô cansado...