Procurador de coisas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

CANSADO

Dezenove dias. Esse é o tempo exato que estou perdendo sangue. Se eu não melhorar até domingo, o caminho será o de outras sete vezes (ou oito, até perdi a conta): internação. Na verdade, isso nada resolve. O hospital me faz mal, me faz perder noites de sono, me faz comer mal. Nem tenho mais acessos pra receber os antibióticos desnecessários mas de praxe, porque até que um gastro venha me visitar, os leucócitos e a tal proteína C reativa apontam um paciente genérico com algum tipo de inflamação avançada. E eu só precisaria de uns dias de corticoide na veia. "Só" é modo de dizer. Isso já é demais, mas lá, por causa do antibiótico, tem período mínimo, dez dias, até me libertarem novamente.

Eu não quero passar por isso, não. Espero, sinceramente, melhorar até domingo, meu prazo limite pra decidir os próximos dias, inclusive entrar pelo INSS.

São 13 anos nessa vida de idas e vindas. A cada vez me sinto mais cansado, mas sempre buscando forças pra seguir em frente, afinal, tem que ser, né? Mas é bom que quem não passa por isso saiba que é enfrentar uma crise é uma remada contra a maré. Ser veterano na doença e ter consciência de todos os efeitos dela e dos remédios não me credencia a ser forte sempre, nem durante toda a crise. Dentro de mais sofrimento, há que se lembrar que aqui é um ser humano, propenso a estar fraco de vez em quando e forte pra variar.

Eu estou acostumadíssimo com incentivos e palavras de amigos de que vai melhorar. Sempre melhora, eu sei. O apoio dos amigos e amigas é fundamental pra enfrentar o problema, mas foi mal... nem sempre é suficiente. Quase nunca é. Os amigos são incríveis e nada seria de mim se não fossem eles. Agradeço sempre a força de quem quer meu bem, as palavras de apoio e carinho... e peço desculpas porque nem sempre vou reagir bem ao incentivo, àquela força e desejo de que eu melhore logo. Infelizmente, dependo que os remédios façam efeito, que Deus seja bom comigo pra encurtar o sofrimento da crise. Se dependesse do pensamento e da vontade, ninguém, garanto, deseja ficar bom tanto quanto eu.

Tomara que eu não pareça egoísta ou ingrato aos que me amam, mas tem horas que o sofrimento encobre tudo de bom que me é feito. A gente cansa às vezes e cansa de novo e de novo. Tem horas que, por mais que a gente acredite na melhora, a gente pensa que vai demorar, porque pra quem tá com dor, tudo demora mais. Passo por isso há 13 anos e posso assegurar que pensamento positivo não melhora ninguém. É puro pragmatismo mesmo. De prático, um bom acompanhamento médico, os remédios fazendo efeito e o organismo reagindo direitinho. Isso faz a diferença de verdade. Tudo como Deus quer pra cada vez que isso acontece.

Espero estar bem logo até domingo e que nada disso seja necessário. Quero ficar bem por mim, pra não preocupar os meus e todo mundo ficar bem. Não quero que desistam de mim, que me ajudem sempre. O carinho é fundamental pra que eu não desanime em muitos momentos. Mas como eu disse, toda minha humanidade me permite reagir mal ou não estar tão disposto a acreditar que as próximas horas serão melhores. A minha humanidade e a experiência, né? Sendo pragmático e prático, são anos e anos sabendo exatamente quais as possibilidades do dia seguinte. Não houve avanço na medicina, nenhuma nova droga ou técnica surgiu em tantos anos então, embora o apoio de quem amo, a experiência de longa data me permite desanimar mesmo assim.

São quase três semanas sem reagir ao remédio e não existe nada que mostre que amanhã ele vai fazer efeito. Pode acontecer, e isso é verdade. Pode mesmo, mas a gente entende que o mais provável não é isso. Infelizmente, o "certo" é ruim e o duvidoso seria surpreendentemente bom. Meu pensamento fica no desejo de que melhore e não na confiança de que isso aconteça porque somos passivos nesse sentido. Engolimos os comprimidos e deixamos ele agir como têm que agir. E se fosse por pensamento, eu nem estaria passando por isso de novo...

Tomara que não desistam de mim porque preciso das pessoas, muito ainda fora da crise. Amigos são sempre amigos e gosto deles comigo em todas as horas. Preciso deles.

4 comentários:

  1. Irmão, nós (seus amigos) JAMAIS desistiremos de vc.. Entendemos a sua dor, o seu "fraquejar". Estaremos sempre com vc...
    Beijinhos,

    Aline Lacerda

    ResponderExcluir
  2. Irmão, não desistiremos de você. Você não se livrará tão facilmente das palavras de apoio. Vai por mim, amigo é bicho chato!!!

    ResponderExcluir
  3. Perfeitamente aceitável e compreensível.
    Beijo, meu amor...
    Alice

    ResponderExcluir
  4. Cris, tudo na vida tende a passar. A dor é inevitável, mas não é infindável. Não sei qual a doença que você tem, mas 13 anos são muitos anos de luta. Isso mostra o quanto você é guerreiro e ama a vida. Tenha fé! Rezo por você e desejo tudo de melhor! Você merece demais amigo!!! E como o Mad disse: "amigo é bicho chato e não desiste de você nunca"! Bejão.

    ResponderExcluir

Fala você que eu tô cansado...