Procurador de coisas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PESSIMISMO?


Depois de saber da morte de Niemeyer, andei pensado sobre otimismo. Geralmente confundem otimismo com positivismo. Positivismo é simplesmente achar que algo bom vai acontecer ou tem que acontecer por pura magia ou desejo do pensamento. Geralmente pensar o contrário disso pressupõe rabugice ou pessimismo. Mas o pessimismo não se opõe ao positivismo.

Aliás, o pessimismo é sempre visto como algo ruim. Pessimismo não é algo ruim. Ele pode atrapalhar se isso for característico em alguém, mas o pessimismo, ao contrário do que se pensa, é bom. A gente sai mais cedo de casa porque pode enfrentar engarrafamento. Quem não gosta de se admitir pessimista acaba usando a frase feita "Sou realista.".

Mas lembrei disso porque imagino o otimista e o positivista falando com o mestre da arquitetura. Penso em Niemeyer, com 104 anos, já doente e internado dizendo:

- Já estou no fim da vida, meu filho.
O otimista diria: O senhor superou muitas coisas. Pode superar essa também.
O positivista diria: Imagine! O senhor ainda tem muito pra viver...

Vi, na reportagem, que antes de ser internado, ele discutia a respeito de futuros projetos. Isso é otimismo, mas não que ele achasse que viveria mais uns 20 anos, mas discutir a respeito é achar que amanhã estará vivo, é achar que, mesmo morrendo, os projetos vão adiante, é saber que a vida não para quando se morre um gênio. O otimismo dele não o fez viver 104 anos, mas o fez trabalhar até essa incrível idade.

O desejo sem a consistência da realidade é mero pensamento positivo. Acho que o positivista arruma tudo para ir à praia com tempo chuvoso e previsão igual para o dia seguinte. O verdadeiro otimista acredita porque a meteorologia disse que poderia fazer um dia de sol. O positivista faz  a prova, o otimista se prepara pra ela.

Eu prefiro abraçar a realidade. E nisso, pessimismo e otimismo acabam sendo nada mais que apostas. A gente arrisca e isso leva os dois rótulos. Só isso. Se saio mais cedo, aposto que o trânsito estará ruim, então, sou pessimista. Se saio tarde, aposto na estrada livre, portanto, sou otimista. Coloca-se uma carga muito negativa ao pessimismo, como se ele fosse decisivo nas coisas. Em 2009, meu time foi rebaixado. Eu assistia aos jogos do Vasco e, meu Deus, como eram ruins! Era a realidade atraindo meu sentimento para o pessimismo total. Um time daqueles deficiente tecnicamente, com total indisposição, crise política... e aí a culpa é do pensamento negativo? Ah, faça-me o favor...

Eu acho que não vou agradar na minha postagem. Estou pessimista quanto a agradar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala você que eu tô cansado...