Procurador de coisas

segunda-feira, 1 de abril de 2013

UM LEMBRETE SOBRE A RETOCOLITE

Enquanto mais uma crise de retocolite me consome, me irrita, acaba com meu humor, me faz ter reações anormais, como gritar com a tomada que saiu do lugar, lembro aos meus amigos algumas coisas para que não percam seu tempo dizendo bobagens:

1. Antes de tudo, lembro que eu NÃO (poderia escrever aqui em vários idiomas mas, enfim...) tenho restrição alimentar? É tão difícil assim acreditar que TODOS os médicos pelos quais passei, inclusive um deles considerado o "Papa" da doença inflamatória intestinal, me disseram isso. Então, não tentem tirar de mim o presunto, a linguiça, o hambúrguer, o cachorro quente, a pizza, o sal, o açúcar, o leite, o queijo, a lasanha, os doces de padaria, as comidas japonesas, o vatapá, o baião de dois com carne de sol, a feijoada, o churrasco, a carne de porco, de cordeiro, de urubu, de rato de laboratório e do que mais existir de comida da face da terra. Eu vou comer e pronto. A não ser que a comida não caia bem, o que pode acontecer com qualquer um, eu vou ter uma  diarreia e só. Cerveja também. Não tenho NENHUMA reação quando bebo, e quando digo NENHUMA, é NUNCA. 

2. Parem de recomendar sucos, chás e frutas. Meu intestino funciona assim: da mesma forma comendo goiaba ou mamão, banana ou abacate. O chá de broto-de-goiaba nunca funcionou nem pra diarreia, que dirá pra uma disenteria séria numa crise. Suco é bom pra hidratar e nutrir e só. E por favor, estamos falando de uma doença crônica estudada há anos. Não vai ser um suco que vai resolver o meu problema.

3. Parem de dizer que eu preciso me internar. Não são vocês que não têm veias pra acesso e tem ser picado duas, três, cinco vezes até finalmente acharem um lugar  pra colocar soro e medicação. Eu fico sem comer, porque da comida de lá já rejeito. NÃO percam seu tempo dizendo que eu preciso me esforçar pra comer porque eu NÃO vou fazer isso. E parem de dizer que é pro meu bem, que é o melhor. São 10 internações e em TODAS elas eu fui melhorar depois, em casa. Eu não durmo porque preciso mijar a cada 20 minutos por conta do soro, fora quando entra a enfermeira, a faxineira, a camareira, a copeira e não tem uma maldita vez que apagam a luz. E lembrando que só preso ao soro eu preciso me levantar mais de 70 vezes, fora banho, escovar dente, as idas de número 2, apagar a luz que deixaram acesa...

4. Cuidado com as piadinhas. Não é engraçado ter essa doença por 15 anos. Além do sofrimento, tem os efeitos do remédio, muito severos. É sério. O próximo que debochar do meu rosto inchado eu vou dizer que é por causa do tratamento pra câncer, que parece que é a única doença da qual as pessoas não riem.

5. E por último: meu humor está péssimo e isso é aceitável depois de estar doente desde o Natal. Por isso eu me afasto, principalmente daqueles que sequer sentem minha falta e quando volto do hospital aparecem do nada perguntando como eu estou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala você que eu tô cansado...