Procurador de coisas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

MUDANÇAS, CONSEQUÊNCIAS, PREÇO E SATISFAÇÃO

Duas coisas eu sei sobre os meus defeitos. A primeira é que são muitos e a segunda é que eles despertam diferentes reações em cada pessoa. Até existe uma terceira verdade: alguns deles nunca vão mudar.

Não vejo nenhum demérito em mudar. Até porque algumas mudanças, claro, digo pra melhor, vão trazer benefícios pra nós mesmos. Eu tive um amigo que achava o cúmulo mudar, que isso era falta de personalidade, que a gente tinha que ser a gente mesmo. Sinceramente, nunca entendi isso. A gente está sujeito a mudanças durante a vida toda. A gente entra empolgado num primeiro emprego, sai, entra em outro e de empresa em empresa vai vendo que as coisas não são um mar de rosas e passa a ser mais cuidadoso na hora de lidar com colegas de trabalho, chefes... Então, mudamos. Mas deixamos de ser nós mesmos?

Mas mudar exige esforço e um esforço todo nosso. O mundo não vai mudar por você. As pessoas não vão agir diferente pra eu ter mais paciência. Eu é que vou precisar relevar um pouco mais as coisas. e pessoas. Claro que não seremos "Lara e Diana", acumulando características avessas, mas absorver e perder faz parte.

Cada um sabe o meio que vive, sabe a relação que está com seu amor, com sua família e deve avaliar se as mudanças valem a pena por si e pelos outros. Se alguém não quer mudar é sinal que está satisfeito consigo mesmo e com as reações das pessoas a sua volta. No final, importa se o resultado vale a pena, se a vida que isso vai te propor é boa, é ideal. Se é, ótimo, sigamos nosso caminho. Se não, o esforço da mudança é algo a se pensar.

Eu tenho minha personalidade definida e certamente, a essa altura da vida, muita coisa não vai mudar. Mas até hoje eu aprendo lições e vou me moldando para as próximas experiências. Garanto que para que eu me torne melhor, mudarei. Se for para o meu benefício, também. E, mudando por mim, atinjo as pessoas que estão comigo. Eu mudo, sim. Só não quero perder coisas e pessoas por puro orgulho.

Acho engraçado que numa relação a dois a pessoa não quer mudar. Nesse caso, eu acho que é porque não vale a pena pela outra pessoa. Porque na maioria das vezes a relação acaba e tudo que essa mesma pessoa faz é promover as mesmas mudanças que poderia ter feito antes. Quem nunca reparou alguém sair de uma relação e passar a se arrumar, correr atrás de uma vida melhor nos estudos, no trabalho, correr atrás disso e da daquilo? Se era assim, porque não o fez antes? Na minha cabeça é porque realmente não valia a pena mudar por aquela pessoa. E se o fim chega nesses casos, nenhum dos dois perdeu.

Pra tudo existe um preço a se pagar. Às vezes, é o fim da relação, em outras custa o seu emprego ou uma relação instável entre você e sua família ou um melhor amigo passa a nem existir mais pra você. O que acho que devemos pensar é no resultado das mudanças e da falta delas. O preço do arrependimento é grande. Tem gente que não aprende com as escolhas erradas da vida e repete os mesmos erros. Eu prefiro fazer do meu presente uma referência pro futuro. O meu presente é resultado do meu passado, das escolhas que fiz lá atrás. Tenho menos do que deveria ter porque não mudei coisas a tempo. Perdi muito e hoje, no presente, não quero ser orgulhoso pra dizer que não vou mudar pra quando chegar o futuro eu ter que me arrepender mais do que já me arrependo hoje.

Tudo tem um preço, tudo tem consequência e resultado. Mas existe algo que se chama satisfação. Se alguém trabalha pra beber todos os dias e acha isso satisfatório, ótimo. Eu acho medíocre, mas se a pessoa escolheu, fazer o que? Se alguém pensa que poder sair pra onde quiser é ter liberdade, bom! Se a leveza está em curtir a vida sem ter que dar satisfação às pessoas, que legal! Se as pessoas trabalham pra ficar em casa trancados no fim de semana com os filhos mesmo tendo carro e boas condições, ótimo! Se a satisfação está presente, não existem realmente argumentos pra que se mude mesmo. Eu posso falar por mim. Quero mais pra mim e se isso exigir algumas mudanças, mudarei. Se isso exigir esforço, vamos lá, na medida do possível. O que eu não posso é perder oportunidades por coisas que realmente valem a pena.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala você que eu tô cansado...