Procurador de coisas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

"HOJE NÃO ESTAVA NADA BEM, MAS A TEMPESTADE ME DISTRAI"

Enquanto ouvia "Esperando Por Mim", prestava atenção nos arranjos musicais. Engraçado como simplicidade nada tem a  ver com algo ruim. Claro que gostar ou não de Legião Urbana está em cada um e gostar muito ou ser fã é mais particular ainda. Mas com o conhecimento que adquiri de música nos meus quase todos os anos em contato com ela, vejo o quanto a Legião sabia fazer isso. Preencher a música ao mesmo tempo com simplicidade e inteligência.

"Esperando Por Mim" fala dos "pingos de chuva, dos relâmpagos e dos trovões", exatamente o que acontecia quando ouvia a canção. Até nem acredito que seja proposital, mas a música sugestiona isso: que a mesma combina com o temporal. O temporal pode ser terrível para muitos quando suas consequências são desastrosas, mas poeticamente  falando, o temporal, ao contrário do que a literalidade da coisa apresenta, é algo extremamente tranquilizante. Ouvir a tempestade traz certa tranquilidade que até então não havia me dado conta.

O cenário é um homem em crise de uma doença crônica, que havia acabado de chegar do hospital sob forte tempestade e que havia passado dias terríveis. Chega em casa e não há energia, apenas um pouco de carga no notebook e um violão pra se distrair. Aí a gente se dá conta dos efeitos da natureza no nosso corpo. Se eu estiver mal, tomara que chova...

Ainda chove, a luz já voltou, eu estou mais calmo graças a chuva que Deus mandou pra me acalmar e refrescar o planeta. Eu precisava disso, sabe? De uma demonstração divina nas coisas que a gente nem percebe pra eu saber que os meios que Deus tem de nos trazer coisas. Confesso que por essa eu não esperava. 

Eu vou ficar aqui ouvindo a chuva e sentindo a brisa fresca que ela ainda traz. Está me fazendo um bem danado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala você que eu tô cansado...