Procurador de coisas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

BALANÇO

Mais um ano se encerra e o fechamento desse "ciclo" é mais por estabelecer marcos mesmo. Porque a vida continua na semana que vem como qualquer outra, a exceção de o trânsito ficar um pouco melhor até o carnaval.

Foi um ano até diferente. Entrei em 2011 com o carro que sempre quis, embora não seja zero, é o modelo que gosto. Namorei, separei, namorei de novo. Saí, fiz coisas que não fazia há anos. Reaprendi a beber, mas nunca em excesso. Tive crise, internação, vendi minha casa, voltei a morar com meus pais (e espero que seja breve), voltei a tocar com a banda, consegui dar alguns presentes de Natal, meu time foi campeão e teve ótimos desempenhos em outros dois campeonatos. Fiz minha primeira tatto e voltei a usar brinco, aliás, brincos, porque coloquei mais dois. Passei a me depilar no peito e barriga. Passei máquina e tirei meu topete que usava há 12 anos.

Foi um ano de mudanças. Minha amiga Ana Giesteira, minha psicóloga particular, me fez ver as coisas de outra maneira, a perceber meu valor, a ver o valor dos outros, a conduzir as coisas em uma relação. Aprendi sobre aceitação, sobre o inevitável e o inesperado. Tive um encontro maravilhoso com Patrícia Quintiliano e sua adorável família em Ouro Branco e lá encontrei outras pessoas, como a bem humorada Leca Castro, sua linda filha Lud, Amanda Finote e família. Em 13 anos de retocolite, nunca me senti tão em casa, cercado de pessoas para quem não precisei dar nenhuma explicação. Foi um momento devidamente marcante na minha vida. Sem contar as pessoas maravilhosas que são. Pat foi minha irmã mais velha (mas nem tanto) e como essa mulher me deu suporte nos primeiros meses do ano!

O ano seguiu e reecontrei alguém que não tinha muito contato, mas já conhecia há 15 anos. Foi a melhor coisa que me aconteceu em 2011.

Algumas frustrações e coisas ruins também rolaram, óbvio. Na empresa, nada de novo, nenhuma evolução. Até mesmo o fato de ter que voltar a morar com meus pais me é incômodo depois de sete anos de privacidade.

Foi um ano de muita reflexao, arrependimentos por decisões erradas, coragem pra buscar algo novo e não palpável. Houve choro, reconhecimento de culpa, reação ríspida contra acusações e moralismos. Houve enfrentamento, houve fuga por covardia e por querer evitar atritos e mágoas. Em 2011, foi um ano inteiro de balanço, onde em cada mês havia uma decisão a se tomar. Foi realmente um ano diferente pra mim.

A lição é que em 2012 posso fazer algo diferente, não algo mais, apenas diferente. Pensamos sempre em fazer algo mais, algo que supere o ano anterior, mas fugir da rotina de anos e anos já é algo bom. Eu viajei de avião sozinho, peguei estrada pra Minas sozinho, andei de navio por 12 horas sozinho. Eu queria conhecer a Argentina ou o Chile e vou programar isso pro ano que vem. A vida corrida e o salário não tão generoso não ajudam a gente a fazer constantemente esse tipo de coisa, mas algo diferente será feito, sim.

Se o próximo ano será melhor ou pior, não sei. Mas certamente vai ser diferente. Pelo menos pra fazer jus ao chamado "Ano Novo".

Um comentário:

  1. Que alegria vir de novo encontrar os nossos Amigos no etéreo espaço desta Internet que une gentes de todos os lugares!

    Temos tido anos muito difíceis, mas hoje consegui actualizar os nossos quatro blogues principais. No Poesis Viva está um Poema lindo do José António, no Caminho do Coração estão os nossos votos de novo ano e no Observatório uma espécie de prece...
    No Newsletter from Lisbon também há um novo post.

    Abraços,

    Isabel


    We are back to blogging after a long absence. We take the opportunity to wish all of our friends a very Happy New Year with plenty of opportunities for Inner Growth and Happiness and always with the Light of true GOODNESS in our Hearts!

    Isabel and José António

    Lisbon 30th December 2011

    ResponderExcluir

Fala você que eu tô cansado...