Procurador de coisas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

COMO FAZER UM GRUPO DE PAGODE

Nas andanças de músico, pensei em uma formatação para um grupo de pagode.

O grupo de pagode deve ter, no mínimo, 12 integrantes: bateria, violão, contrabaixo, teclado e cavaquinho são essenciais, com esses, já é possível de levar todo e qualquer tipo de pagode. Ah, sim: entram aí banjo, pandeiro, repique, reco-reco, tantam, surdo, bongô, timbale, atabaque... esses instrumentos você pode perfeitamente distribuir entre os outros integrantes. 

Um detalhe importante: embora não façam a mínima falta musicalmente falando, é essencial que quem toca pandeiro, surdo, reco-reco e tantam fiquem à frente do palco.

O mínimo de integrantes é 12 mas não existe um máximo estabelecido. Prepare-se pra ter microfones extras porque se a casa de espetáculos em questão não for preparada pra pagode, alguém vai ficar sem cantar e isso é inconcebível. Todo mundo no grupo de pagode tem que cantar, mesmo que seja desafinado. Um grupo de pagode deve ter, pelo menos, dois vocalistas principais. Enquanto um canta a letra, o outro fica fazendo voltinhas com os finais de frase ou alguma palavra da frase da letra pra criar um efeito "não tô entendendo a letra". Aos outros integrantes, basta seguir a regra de esperar que o vocalista cante o refrão da música pra repetir, em uníssono (abrir vocal neeeem pensar!). Então, não faz diferença se o grupo tem 12 ou 26 integrantes, contanto que cantem sempre a repetição do coro. Atenção: se o grupo for cantar Zeca Pagodinho (que, na verdade, é samba), essas vozes precisam ser estridentes no estilo o povo da velha guarda.

Outra coisa importante é a dinâmica no palco. Os que ficam à frente devem ficar no estilo "dois pra cá, dois pra lá". Nada mais apropriado pra combinar com a mesmice de uma levada de pandeiro ou surdo. Jamais, eu disse jamais deixe de usar as frases "pediu pra parar, parou" e "bate palma aê, pô" (também com a variação "quem gostou, bate palma").

Fazer grupo de pagode exige cumprimento dessas regras, o que torna tudo muito previsível, mas é assim que funciona. Bom pagode!

Obs. Pagode, na verdade, não é ritmo musical, mas a denominação que se dá a uma roda de samba de fundo de quintal.

52 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkk , interessante

    ResponderExcluir
  2. Ola Cris, adorei graças a essa dica meu grupo de pagode cresceu e ano que vem ja estaremos fora do Brasil, em Lisboa!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e se precisar de mais um integrante ,estou a disposição.
      sou vocalista.
      entrar em contato:edsonr.lousada@yahoo.com.br
      obrigado

      Excluir
  3. Nossa! É bom o suficiente pra fazer fama em Portugal mas não quer se mostrar num blog tão modesto?

    Aproveite! Grupos de pagode, na quase totalidade fazem sucesso por algum tempo e depois somem como todos os outros. Ao contrário de alguns grupos de Rock que acabaram há mais de 30 anos e suas músicas são atuais! Já viu o que toca quando uma equipe ganha um título em algum lugar do mundo? Queen! É só um exemplo.

    Torço pra que seu grupo seja exceção e permaneça como o Exaltasamba. Mas com todo sucesso que fizer, não vai mudar minha opinião sobre o pagode. Sim, o mesmo pagode que inferniza os meus ouvidos pela falta de educação da maioria que curte isso e, com muita falta de respeito, ouve no mais alto som. Em pleno dia das mães eu ouvia nada menos que três pagodes ao mesmo tempo graças aos meus vizinhos, que são os mesmos que tiveram a audácia de fechar a rua pra uma festa particular.

    Obviamente você entendeu que minhas "dicas" são um deboche, mas pelo menos espero que admita que é verdade. Com sucesso ou não, é uma música medíocre na minha opinião. Opinião que dou no meu blog e aqui você tem toda a liberdade de dizer o que quiser, se não ofender, claro. Esse é meu espaço e aqui nesse planeta quem manda sou eu.

    ResponderExcluir
  4. eu quero fazer uma banda de pagode nais eu meus colegas nao saber toca os estrumentos na verdade nao saber nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to passando a msma situação ..rs

      Excluir
    2. Não 'saber' nem português, quem dirá tocar!

      Meus pêsames!

      Excluir
    3. PARA "banda de pagode" kkkkkk !!!!
      respeito, o nome disso é GRUPO de pagode não banda

      Excluir
  5. Tiago Reis, como voce quer criar uma banda de pagode se voce e seus amigos não sabe tocar...kkkkk
    Eu tenho um grupo, e agente só toca entre agente nós não fazemos shows...ja faz 1 anos e meio.
    Uma dica reuna o seus amigos e faça uma reunião, nessa reunião defina o nome do grupo e que cada um vai tocar.
    Ex: Cavaquinho, Banjo, Violão etc.
    Ai voces começam a fazer curso e só começam a tocar quando voces souberem decor a maioria dos acordes.
    Outra dica um grupo precisa ter no minimo: 1 pessoa que toca cavaquinho, pandeiro, banjo, violão, tantan, surdo, ai sim da pra montar um grupo bem legal !!

    Espero ter ajudado

    ROCK É LIXO PORRA, PAGODE SIM QUE É MUSICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom nao sei toca mais sei canta se qzer to aki ah sou de fortaleza e adoro pagode

      Excluir
  6. Caro Anônimo. Obrigado por visitar meu blog. Você e nosso amigo que você cita são o perfeito exemplo da mediocridade que o pagode é. Na verdade, é uma "música" que exige o mínimo, nem o básico. Basta ver a sua grafia e, mais ainda a do seu amigo de pandeiro. Embora eu odeie o pagode, por conta das circunstâncias preciso frequentar alguns lugares de vez em quando e lá percebo o quanto a qualidade é algo completamente irrelevante. Uma banda de rock busca sempre a excelência enquanto um grupo de pagode se contenta com qualquer blem blem blem com um sujeito desafinado à frente. Outra coisa. Isso que você falou aí, de ter o mínimo pra formar o grupo é balela. É possível tocar pagode com uma bateria, um violão e um contrabaixo, quando muito um cavaquinho pra fazer o estilo. O resto é acessório, pra encher o grupo de gente e cada um ganhar 50 pratas, no muito pra ostentar Nextel, beber umas cervejas e pegar umas novinhas. Eu, que sou músico, conheço o meio e é só que vejo. Outro dia, cheguei ao estúdio pra ensaiar e saíram nada menos que DEZOITO pagodeiros. Lixo é o rock? Eu permito que você diga isso aqui, sim mas lixo mesmo é pagode.

    ResponderExcluir
  7. kara to montando uma banda tenho todos os estrumentos mais nao tem pessoas que saiba tocar como conseguir pessoas esperientes assim ???????? quero forma meu grupo ainda esse ano quem tiver interesado e sso ligar pro numero 09887756690 vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola amigo eu toco instrumento de percussao ex.surdo,repique,atabaqui etc. se precisar s só ligar ok 084999364240

      Excluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Ola cris adorei essas dicas, graças a elas hoje sou empresário do grupo Turma do Pagode e do Grupo Bom Gosto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo seu sucesso. Certamente foi fruto do seu esforço e trabalho duro, disso não tenho duvidas, e não pelas "dicas" que dei. Para empresariar um grupo tem que ter senso de oportunismo e de empreendedorismo, além de muita persistência, ainda mais no meio musical. Obviamente, esse é o seu caso se você fez esses grupos nascerem, ou seja, se batalhou desde o início junto com a galera, roendo o osso. Seu talento e capacidade para conduzir os grupos, seja lá desde quando, não invalida nada que escrevi. Os grupos são todos assim mesmo e sua perspicácia já deve tê-lo feito perceber que a coisa funciona da mesma forma. Sou músico, frequento ambientes onde grupos de pagode se apresentam. Não é preciso ser muito observador pra ver isso. Torço pra que esse sucesso dure. São poucos os grupos que se mantêm no topo por muito tempo. O nome fica, mas o sucesso... Por exemplo, o Razão Brasileira, que é conhecido devido à fama do início dos anos 90 mas hoje, se se ouve falar, é em lugares muito restritos. Eu, apesar de não gostar de pagode pelo estilo e pela constante falta de educação de quem gosta de ouvir, pois geralmente ouvem em volume muito alto, contaminando sonoramente os ambientes de quem não está nem um pouco a fim de ouvir pagode, torço pelo seu sucesso e dos seus grupos, pois sendo do meio musical, sei como é a batalha diária, principalmente pra quem começa. Tomara que seu sucesso perdure. Até lá e até morrer, seguirei com minha opinião, detestando pagode. Boa sorte!

      Excluir
    2. Pagode é legal pra dançar!!!

      Excluir
    3. Legal pra dançar? Então, por que se ouve dentro de casa, dentro do carro, dentro da van? Por que se ouve sentado no ônibus com fones de ouvido? Por acaso você dança no ônibus?

      Excluir
    4. amigo agente sente o pagode na veia sacou

      Excluir
    5. Pagode é muito bom!

      Excluir
    6. Eu nunca vi ninguém dançar ritmo nenhum dentro de um ônibus e no mais não acho pagode medíocre, gosto não se discute, acho q vc q tem um blog deveria incentivar as pessoas e mao ficar criticando um sonho das pessoas.

      Excluir
  10. Eu acho q vcs dois estamos dando grandes maus exemplos!
    Deveriao esta falando de musica,indepente do estilo,qualidade e preferencias,vcs estao se escondendo atras da musica para se decladearem com palavras onfensivas a propria musica,que é muito maior q vcs dois!
    Entao respeitem a musica e a quem tem gostos e preferencias diferentes de vcs!
    Eu sou musico, amo musica,sou pagodeiro com muito orgulho!
    e me considero musico,nao é porque sou percucionista atuante,
    Mas sim porque curto,ouço,acompanho todos os estilos musicas
    e componho para varios estilos musicas tambem!

    Entao gente musica é musica,é de um simples blem blem
    que surgem grandiosos concretos e sinfonías!

    Um abraço e fiquem de boa!!!

    Mateus Nascimento

    ResponderExcluir
  11. Mateus, ao contrário do seu argumento de que nos escondemos atrás de um estilo, quem ouve pagode quer vestir uma fantasia de que curte de tudo. Convivo com pessoas iguais a você que dizem ser ecléticas mas que pra qualquer coisa que fosse pretexto pra música, seja festa, churrasquinho, lavar o carro, arrumar a casa, o que tocava? Pagode. Isso é ser eclético? Não. Seria, caso tivessem a INICIATIVA de buscar outros estilos. Duvido muito que em aniversário seu você se atreva a variar. Não colocaria Chico Buarque, Legião urbana, Bon Jovi e Alejandro Sanz numa festa, né? Os repertórios dos pagodeiros estão até decorados na minha mente de tanto que tocavam em festa de amigos. Sem contar, meu amigo, que o pagode é passageiro, né? Sabemos disso. Coloque o primeiro CD do SPC pra tocar inteirinho no seu aniversário e eu duvido que aguentem. A música boa permanece, não precisa ser sobreposta.

    E me desculpe: um "blem blem" virar sinfonia? Tu é músico mesmo?

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo Cris, você só está com "ciumes" e uma certa inveja, porque o ritmo do brasil é o samba e o pagode,Me diz existe carnval que toca Rock? Ja assistiu alguma escola de rock desfilar na avenida? Ja viu em alguma época do ano o rock parar a cidade ? Meu amigo O rock no Brasil tem pouco espaço, O funk é maior que o rock, lá fora do brasil o rock é mais valorizado isso é fato, mas aqui no brasil NÃO, Aqui as pessoas estão confundido MPB com Rock, MPB é totalmente diferente de rock, Legião urbana era MPB, o propio renato russo fala que o que ele tocava era MPB, O pagode o samba Faz mais sucesso que o Rock e você tem que aceitar isso! Pode fazer sucesso por um tempo e depois parar, mas aí ja vem outro grupo com o mesmo sucesso, Nunca ficamos sem nenhum grupo de pagode de sucesso!, Você trabalha com musica e deveria saber que rock não é valorizado no Brasil, se quer viver de rock, quer que o rock seja glorificado vá pra outro país.
    Grande abraço Victor, Produtor de Musica

    ResponderExcluir
  13. Caro Victor (que não é meu amigo). Não sei a sua idade, mas acho que você não é muito informado sobre a história do Rock, inclusive no Brasil. Nos anos 80, foi promovido o Rock in Rio. Sim, esse Rock in Rio que virou apenas uma marca empresarial nos quais pegam carona outros ritmos, já que no Brasil qualquer merda que se promove, sem conteúdo musical ou de letra o povo aceita. O fato de pagode e funk serem sucesso no Brasil não significa que isso seja uma boa cultura. É divertido ver crianças de quatro anos de idade dançando as putarias que o funk promove mas na hora que o resultado de se estimular que caras peguem as tais "novinhas" e que essas mesmas desejem, por só ouvirem isso, satisfazer os anseios dos caras mais velhos, tornando cada vez mais vulgar e precoce a sexualidade... pois é... esse resultado é triste. Mal deixam de ser crianças, se é que deixam de ser, e já se tornam mães... Enfim, é só pra você ver que essa merda chamada funk promove coisa ruim. E nem venha com essa que existe funk bom, funk ruim. Eu vou às festas, de crianças, que rola tudo que é funk. Não tem uma que não role de todos. Mas voltando, o Rock in Rio da década de 80 levou milhares ao Maracanã. Não, Victor. Nessa época não levaram junto Ivete Sangalo, Claudia Leite ou Exaltassamba. Bandas de Rock internacional quando vêm ao Brasil lotam as casas e estádios, esgotando ingressos em horas. Você acha que os ingressos do Rock in Rio (mesmo nos dias de hoje) se esgotam rápido por quê? Tu acha realmente que não é pelos que vêm de fora?

    Então o pagode e o funk são maiores que o Rock? Você, que é produtor musical, deve conhecer Beatles, Stones, U2, Elvis, Nirvana, Pink Floyd. Já deve ter ouvido falar em Eric Clapton, Steve Vai, Bon Jovi, Pearl Jam... E você é brasileiro, né? Agora, será que um londrino conhece Luís Carlos do Raça Negra? Ou um parisiense conhece o Mc Sapão? Já viu a Legião gravar SPC? Já viu o Barão gravar Thiaguinho? Mas por outro lado, quem gravou "Será"? Mais recentemente, quem gravou "Faroeste Caboclo"? Sabe quem regrava pagode? Outro grupo de pagode ou então alguma banda ou artista de outro ritmo de sucesso brasileiro. "Fugidinha" é pagode que vira forró universitário (?), que vira funk, que vira axé... O rock, no Brasil, tem pouco espaço hoje, sim, mas pela massificação desse lixo cultural que o povo aceita sem sequer questionar. Logo, inventarão uma música xingando a própria mãe e sabe o que vai acontecer? Vai todo mundo rir e cantar que "minha mãe é puta". Acha exagero, né? a vó já tá maluca, a mulher tá atoladinha e tem gente que "fode pra caralho". Sucesso ou não, isso, pra mim é lixo. Eu não sou moralista, nem santo, mas a gente não precisa de funk pra promover esse tipo de coisa.

    O rock tem pouco espaço aqui, mas o rock tem espaço aqui desde que surgiu, assim como na Argentina, na Venezuela, no México, no Egito, na Holanda, Grécia, Rússia, Austrália... Bandas e artistas de rock permanecem por anos, mesmo mortos. Há quantos anos morreram Elvis e Lennon? E não está vendo aí filmes sobre Cazuza e Renato e até sobre a história da música? Já viu eventos esportivos aqui no Brasil? Skate, cross, surf? Já viu o que rola? Já assistiu aos gols num programa esportivo? Já viu o que toca? Cara, fazem filme até da Bruna Surfistinha e não fazem nada sobre o "Buchecha". Entenda que sucesso não é sinônimo de qualidade, não quer dizer que seja o melhor. A maior torcida é a do Flamengo, mas quem detém mais títulos no Brasil é o São Paulo, fora Inter, Santos...

    Mas opinião é opinião. Aqui eu dou a minha porque esse espaço é meu. E dou liberdade às respostas, sem censura. A sua está aí e fico feliz que não tenha se escondido no anonimato como fizeram outros (talvez por vergonha da ortografia).

    Mas po... essa eu vou guardar: "o funk é maior que o rock"

    ResponderExcluir
  14. Aew Cris na boa,é cada um no seu quadrado.
    Tu se contenta com o seu e larga o dos outros,tu fala pra caralho e é um pagodeiro incubado isso sim.
    Deixa o pagodeiro ser feliz e vai ser feliz com seu rock.
    vlw.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falo pra caralho porque aqui eu escrevo o que eu quiser. Esse blog é meu e eu acho pagode uma merda mesmo. Assim como acho pagodeiro tudo mal educado. Colocam o som alto, churrasco na beira da rua... aqui chegam a fechar a rua com carros e colocam o maldito pagode alto. Na maioria são semianalfabetos, assim como você que mal sabe pontuar um simples texto.

      Excluir
  15. Preciso de um cavaquinista!

    ResponderExcluir
  16. nao sou cavaquinista mais vocalista serve ?

    ResponderExcluir
  17. o povo besta viu!!! oxiii....

    ResponderExcluir
  18. Cris Vai tomar no cu, aprenda a respeitar para ser respeitado.

    ResponderExcluir
  19. Namoral, vc é um viadinho "Eu falo pra caralho pq aqui eu falo o que quiser" kkkk' Não gosta? Problema é seu.. Não tem opinião formada, fica de lero lero É só mais um que se acha homem na frente de um computador... "Povo sem educação, analfabeto..." Vc é o fodão, alfabetizado... mas quando ouve a musica, vai em sitezinho pra ver a tradução, pq num entende poha nenhuma... vai tomar no cu parceiro

    ResponderExcluir
  20. esse conserteza é o artigo mais estupido e sem informação que já vi na minha vida (nem no deciclopedia eu vi tanta merda escrita em um só artigo) ta certo que o blog seja seu, que vc pode falar o que bem entender, que aqui vc manda e desmanda, que ate enfia ele no cú se quiser, mais cai pra nois que vc é muito burro meu irmão, desde que era contra baixo,bateria e teclado essencial para o pagode??? onde tu viu isso seu retardado, e outra, banda nenhuma tem um numero determinado de integrantes e de instrumentos, se pode muito bem fazer um som com um violão e um cajon,ou com um teclado sosinho, vc não manja nada de musica meu caro, na materia MUSICALIDADE vc não passou nem perto do portão da escola, vc é analfabeto nessa materia, então voute pro seu minecraft e para de ficar enchendo a tela do pc de pessoas que queria ter uma noção de como fazer um grupo de pagode, aah e já que aqui é seu blog faço questão de escrever aqui nos comentarios um real jeito de como se fazer um grupo de pagode BLZ

    ResponderExcluir
  21. galera esquece essa merda de que contrabaixo,bateria e teclado são intrumentos ''essenciais'' no pagode, sim ele pode ate fazer parte masi não são obrigatoriamente obrigados a ser usados, onde vc viu algum grupo de pagode ter contrabaixo e bateria?? talvez vc escultou um cd ou um dvd de algum grupo de pagode e falou no pagode tem sim bateria e contra baixo. mais esses são só musicos de apoio, exemplos como turma do pagode,revelão,exalta samba,bom gosto etc esses grupos não possui esses istrumentos. o turma por exemplo possui violão,cavaquinho,banjo,tantan,surdo,pandeiro e torpedo, essa é formação original do grupo, vc que deseja montar seu grupo de pagode vc vai precisar no minimo de cavaquinho,tantan e pandeiro pronto com isso aqui vc faz um som bacana, é claro que se tiver um surdo para fazer a marcação e o torpedo para fazer a base e o banjo para dá aquelas repuicadas que dão brilho ao pagode sera melhor ainda, mais com esses 3 instrumentos já se faz um pagodinho bom,uma coisa fundamemental realmente é o coro, o grupo pode ter um vocalista mais o coro é essencial no pagode, é isso ai galera agora só reunir sua galera pra fazer um pagodinho de mesa hehe

    ResponderExcluir
  22. Olá pessoal o meu nimnome é Tony toquei mto tempo na noite, sou percursionista e vocalista também, estou querendo voltar a tocar, pois a música é uma das minhas maiores paixões, eu moro na zona norte de São Paulo, o meu telefone é (011)94746-2329,se alguém estiver precisando de um integrante para algum grupo por favor entrar em contato comigo, o meu email é Tonycarlos. 0978@gmail.com,qualquer coisa entre em contato comigo, será um prazer volta a tocar, um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  23. Olá pessoal o meu nimnome é Tony toquei mto tempo na noite, sou percursionista e vocalista também, estou querendo voltar a tocar, pois a música é uma das minhas maiores paixões, eu moro na zona norte de São Paulo, o meu telefone é (011)94746-2329,se alguém estiver precisando de um integrante para algum grupo por favor entrar em contato comigo, o meu email é Tonycarlos. 0978@gmail.com,qualquer coisa entre em contato comigo, será um prazer volta a tocar, um grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você ainda está procurando grupo ? você toca quais instrumentos ?

      Excluir
  24. Kkkkk esse cris e o.maior babaca q já conheci e olha q sou roqueiro

    ResponderExcluir
  25. Um dia ele aprende, Ou desiste da música, na verdade nem deve ser músic, músico de verdade não expõe opiniões idiotas, mas parabens conseguiu chamar atenção parece um criança mimada perdido em preconceito em pleno século xxI.aí Cris pobre Cris todo mundo odeia o cris, acho q o problema desse garoto é q ele queria ter nascido americano ou qualquer outra coisa menos brasileiro pois a maioria dos músicos e cantores q ele citou são esttangeiros, mas a culpa não e da música rapaz a culpa é da sua. Mãe e do seu pai q resolveu transar no Brasil e pelo jeito seu pai não comeu ela direito porq p ter nascido um viado mimado feito VC ..kkkkkkkkkdesculpa cris sou roqueiro tambem brother mas tive comentar meu amigo vc fala muito e fala merda.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso e falta .

    ResponderExcluir
  26. Um dia ele aprende, Ou desiste da música, na verdade nem deve ser músic, músico de verdade não expõe opiniões idiotas, mas parabens conseguiu chamar atenção parece um criança mimada perdido em preconceito em pleno século xxI.aí Cris pobre Cris todo mundo odeia o cris, acho q o problema desse garoto é q ele queria ter nascido americano ou qualquer outra coisa menos brasileiro pois a maioria dos músicos e cantores q ele citou são esttangeiros, mas a culpa não e da música rapaz a culpa é da sua. Mãe e do seu pai q resolveu transar no Brasil e pelo jeito seu pai não comeu ela direito porq p ter nascido um viado mimado feito VC ..kkkkkkkkkdesculpa cris sou roqueiro tambem brother mas tive comentar meu amigo vc fala muito e fala merda.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso e falta .

    ResponderExcluir
  27. Lendo o artigo e vendo os comentários do Cris eu concluo isso: O Cris entende É NADA, sim o Rock faz sucesso, mas é inegável que o pagode também faz, o Cris está dizendo que quem gosta de pagode é isso ou aquilo e bota o som alto, não é verdade, quem gosta de pagode é como qualquer outra pessoa, e quem bota o som alto é os FUNKEIROS, os funkeiros sim botam o som alto, é SOMENTE eles, quem gosta de pagode bota o volume que nem qualquer outra pessoa pessoa que ouve outra coisa. Eu gosto de todos os gêneros. Ok Cris o espaço é SEU e você escreve o que quiser, mas o navegador é MEU e eu acesso o que quiser, então mano eu não vou acessar o teu site, fica assim, todos deveriam fazer isso.

    ResponderExcluir
  28. Alguém de Juiz de fora pra entrar pro grupo de pagode ???

    wpp 32 988087471

    ResponderExcluir
  29. Tô criando um grupo de pagode ..preciso de integrantes e ajuda para formar o grupo! Já tenho algumas letras e algumas pessoas. Quem quiser conversar entra aí em contato com meu número (22)998795367

    ResponderExcluir
  30. FICO ME PERGUNTANDO QUE TIPO DE MUSICO É ESSE QUE NÃO TEM BOM SENSO MUSICAL, PRIMEIRO QUE VOCÊ É [MUSICO] E POREM NINGUÉM FAZ IDEIA DE QUEM VOCÊ É COMECE REPEITANDO OS COLEGAS DE PROFISSÃO QUE ALCANÇARAM O SUCESSO, FICAR METENDO O PAU EM UM GÊNERO QUE VOCÊ NAAAOOO CONHECE É FÁCIL AMIGÃO PEGA UM CAVACO AI UM VIOLÃO JA QUE VOCÊ E O FODA E TIRA UM CHORO TIRA UM SAMBA AI DO ARLINDO FUNDO DE QUINTAL GUINETO QUERO VER SE VOCÊ VAI DIZER QUE É FÁCIL EXISTEM MUITAS LEVADA DENTRO DO SAMBA QUEM ACHA QUE SABE TUDO NA VERDADE NÃO SABE É NADA VOCE ESCREVE QUE AS PESSOAS DO PAGODE SAO IGNORANTE MAIS VOCE QUE É, ANTES DE MAIS NADA LEVA ESSA LIÇÃO PRA VOCÊ RECADO DO JORGE' Respeite a camisa que a gente suou
    Respeite quem pode chegar onde a gente chegou' BELEZA.
    AGORA PRONTO MUSICO PRECONCEITUOSO VAI CHEGAR ONDE SE JULGA O PESSOAL NÃO A OBRA ACHO QUE PRA VOCE MUSICA BOA MESMO SAO OS FUNK DE AGORA KK

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. AGORA ENTENDI PORQUE DE TANTA MERDA FALADA E TANTA PREPOTÊNCIA NOSSO MUSICO AI NA VERDADE É UM BANCÁRIO KK BRINCADEIRA NE CRIS TIRA UMA FOTINHA COM UMA GUITARRA E FONE E VEM PAGAR DE MUSICO NA REDE VA SE FODER RAPAZ GUARDE SEU TIPO DE COMENTARIO IDIOTA PRA VOCE

    ResponderExcluir
  33. certeza que um pagodeiro pegou a mulher desse cara...kkkk

    ResponderExcluir
  34. To formando uma banda chama no zap 71 991329997

    ResponderExcluir

Fala você que eu tô cansado...